7 dicas para construir uma boa cultura empresarial

Diversos estudos apontam que a remuneração em si não é o principal fator de retenção e engajamento nas empresas. O motivo é simples, os profissionais de hoje estão mais interessados em um ambiente de trabalho que proporcione satisfação e qualidade de vida, do que simplesmente dinheiro no bolso. Mas, para promover um ambiente de trabalho onde essas pessoas possam prosperar e crescer, requer alguns cuidados importantes:

  1. Esteja sempre contratando. A ação de contratar é um processo e não uma caçada pontual. Todavia, é importante também pensar na carreira desses profissionais – que devem estar conscientes sobre onde estão e para onde vão.
  2. Incentive o empreendedorismo. Encoraje as pessoas a pensar: “o que eu faria se eu fosse o dono dessa empresa?”. Deixar os membros das equipes confortáveis para não precisar pedir permissões, faz com que todos se beneficiem de uma sinergia entre os talentos.
  3. Cultive a pessoa “como um todo”. Isso envolve manter conversas periódicas sobre o bem-estar dos funcionários, criar um horário de trabalho flexível para os profissionais que possuem alguma necessidade específica é um bom exemplo.
  4. Lembre-se: as pessoas são o seu negócio. Contratar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer ciclo da empresa. Ótimos funcionários versus funcionários medianos são a diferença entre o sucesso e a mediocridade.
  5. Lidere pelo exemplo. Toda a equipe absorve as atitudes de seu líder. É como a liderança que a cultura de uma empresa inicia-se. Se o líder chega focado e feliz, levará o time a fazer o mesmo. É preciso mostrar paixão pela empresa e sua missão, definir metas e expectativas e trabalhar duro – que o restante da equipe lhe acompanhará.
  6. Dê aos funcionários propriedade e flexibilidade. Incentive os membros da equipe a tomarem posse das atividades. Um profissional feliz será muito mais produtivo do que um sem inspiração ou estressado. Como dito antes, oferecer horários flexíveis para que eles também possam passas mais tempo com a família, pode ajudar nisso.
  7. Trabalhe para construir e manter a cultura da sua empresa. Invista em um dia por semana para focar na cultura da organização – mesmo os melhores produtos e serviços podem decair devido a um lapso de atenção. Não deixe isso para depois, se você cultivar a cultura constantemente terá um ambiente de trabalho com pessoas mais felizes e eficientes.

Leia mais: Tips for a Better Company Culture – Mashable

Um comentário sobre “7 dicas para construir uma boa cultura empresarial

  1. Flávio, de facto é muito ruim quando de manhã cedo o funcionário chega para trabalhar, mas já com aquele desejo de que chegue a hora para ir embora. E isso, porque o ambiente de trabalho não ajuda e o salário no final do mês passa a ser a principal motivação. O horário flexível é também muito importante, porque é muito angustiante quando as pessoas em casa começam a sentir a sua falta, e, digo por experiência pessoal que já tive. Espero não tê-lo mais!

Deixe um comentário